segunda-feira, 22 de junho de 2009

A importância da informática na enfermagem

Os hospitais são estruturas complexas e difíceis de serem administrados. Normalmente os recursos são poucos, as necessidades são muitas e os pacientes cada vez aumentam. Tanto na área pública quanto na privada, a tarefa de administrar um hospital é extremamente desgastante e difícil. Se em algumas organizações tradicionais ou indústrias o dia a dia é estressante, imagine em uma instituição que não tem rotina, onde cada dia surge problemas de diversas naturezas para serem solucionados.O fato dos serviços de saúde e do tratamento de doentes serem cada vez mais complexos, confere algum atraso em relação às tecnologias que permitam a otimização de todo o processo de cuidados de saúde e a compatibilização das diferentes ferramentas usadas nos serviços hospitalares. A busca de soluções inteligentes para a melhoria da gestão das organizações de saúde é uma meta perseguida por todo o setor de saúde.

O número de projetos envolvendo a implementação de novas tecnologias na área da saúde aumentou nos últimos anos, mas os registros em papel ainda continuam a ser preferido pelos profissionais do setor. As empresas fornecedoras de soluções sabem que este é um mercado a explorar e anunciam a disponibilização de ferramentas adaptadas a cada processo clínico.Ainda hoje, o que encontramos nos nossos hospitais é um conjunto de ilhas de informação que se interligam entre si, ponto a ponto, o a falta de informatização existente aos vários níveis nos serviços de saúde é um problema bem mais crítico ao nível clínico, onde são “praticamente inexistentes” as soluções implementadas.Há insuficiência de integração dos vários sistemas, onde proliferam diferentes aplicações, e existe também uma não compatibilidade de dados. Paralelamente, há pouca disciplina na introdução de dados nos sistemas de informação, o que não permite gerar informação, e há também alguns problemas em termos da segurança dos dados.

O que é software?
  • Software ou logiciário é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
    Tecnicamente, Software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o Processo de Software, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais, especificações, planos de teste, etc.

Licença de Software:

  • Comercial
  • Freeware
  • Shareware
  • Software Livre

Comercial:

Freeware:

  • Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso.

Shareware:

  • É um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais.

Software Livre:

Tipos de Software:

  • Sistema Operacional;
  • Aplicativo;

Sistema Operacional:

  • Todo computador precisa, além das partes físicas, de programas que façam essa parte física funcionar corretamente. Existem vários programas para várias funções, como digitar textos, desenhar, calcular, fazer mapa astral, e muitas outras...
    Para poder utilizar os programas que têm função definida (como os citados acima), é necessário que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional.

Aplicativos:

  • Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos, entre outros.

Softwares utilizados na área de saúde:

  • O Hospub é o software utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para integrar a rede hospitalar que funciona dentro do sistema federal. De domínio público e desenvolvido pelo Datasus, o departamento de informática do SUS, o Hospub está à disposição de qualquer usuário vinculado à rede assistencial do governo federal. Para adquiri-lo, basta entrar em contato com o Datasus.
  • O universo de relacionamento do setor de saúde é muito grande. Além dos seus pacientes, hospitais, clínicas e laboratórios, também estão em constante contato com fornecedores, funcionários e prestadores de serviço. A busca por recursos que facilitem essa comunicação se tornou crescente e o setor tem investido em tecnologias para gerenciamento de contatos. Em Recife, considerado o segundo pólo médico do Brasil, o Datacross, um software eficiente e de grande valor competitivo, foi a solução encontrada pelas instituições da área de saúde para otimizar essa relação na sua rede de contatos.